Coaching Emocional

O que é Coaching Emocional?

O processo de Coaching Emocional, ajuda a pessoa a Identificar suas emoções negativas e especialmente, saber como elas estão afetando sua saúde mental, física e espiritual. Por meio de técnicas e ferramentas o método traz perguntas poderosas que ajudam o indivíduo a refletir sobre seus comportamentos emocionais, entender sua origem, efeitos nocivos e, como este conjunto de sentimentos afeta sua vida pessoal e profissional.

Ingerir emoções negativas influencia principalmente você e seus resultados, as suas relações interpessoais afetivas, de trabalho, familiares e sociais.

O Coaching Emocional, mostra que embora o que aconteceu não possa ser mudado, o ser humano tem sempre o poder de entrar em ação e ir além, isso significa que o individuo pode escolher entre o que fazer daquilo que fizeram com ele.

A vida é feita de escolhas e estas escolhas somos nós mesmos quem fazemos de forma consciente ou inconsciente quais as emoções vão nos acompanhar.

Por outro lado, quando você escolhe deixar para trás estas experiências negativas, ressignificá-las, não arrastar correntes, você tem a oportunidade de viver emoções positivas, ir além e viver as coisas boas que a vida também tem a oferecer. Basta estar aberto a desenvolver sua inteligência emocional!

Portanto, se você quer vencer suas angústias emocionais e deixar para trás sentimentos, sensações e pensamentos negativos que afetam sua felicidade, equilíbrio e bem-estar, tenha no Coaching Emocional o apoio que precisa para superar estas limitações e virar a chave no que tange ter uma mentalidade mais positiva em relação a si mesmo, aos seus relacionamentos e sua vida. Permita-se!

Qual a importância da inteligência emocional?

Trabalhar os componentes emocionais é extremamente importante, porque este conjunto de elementos, quando bem equalizados, traz poderosos benefícios aos indivíduos. As vantagens vão do âmbito profissional (desenvolvimento da carreira, bons relacionamentos interpessoais), ao pessoal (melhoria nas relações afetivas, aumento da autoestima).

Dentro do processo de Coaching, a pessoa é convidada a vivenciar um intenso autoconhecimento, o que lhe permite conhecer, verdadeiramente, a sua essência e, entender, como suas experiências, valores e crenças afetam suas emoções. Muitas vezes, assuntos não ressignificados acabam trazendo à tona sentimentos ruins, medos e limitações afetivas que nos impendem de conquistar nossos sonhos.

 A Inteligência Emocional é a capacidade de perceber e administrar as emoções, tanto as nossas quanto das pessoas ao nosso redor. É saber pensar, sentir e agir de forma inteligente e consciente, sem deixar que as emoções controlem, ou descontrolem a sua vida. É compreender de que maneira cada emoção te faz agir, ou reagir. Porque cada pessoa reage de uma forma diferente diante dos medos, da raiva, da tristeza. E quando você tem consciência de como você reage, você pode alterar isso a qualquer momento, se tornando dono das suas ações, autor das suas próprias emoções. Emoção é diferente de sentimento. A experiência de vida é emocional!

Encontrar a felicidade plena do estado de fluxo é a maior busca do ser humano, e tudo o que as pessoas fazem é para se sentirem felizes. A grande verdade é que o estado de fluxo é uma emoção em seu maior estado de plenitude. Um coach não pode simplesmente ignorar isso, e eu sempre me questionava o quanto mais eu poderia ir além. Então a neurociência abriu minha mente para entender como as emoções começam todo o processo desde a infância até a fase adulta.

Para Daniel Goleman, a Inteligência Emocional é exatamente o resultado do equilíbrio racional e emocional, englobando vários fatores como: autoconhecimento, consciência emocional, empatia, motivação e relacionamentos.

Como é o processo?

Meu método para trabalhar as emoções se divide em  cinco etapas, são elas:

1.       Auto Responsabilidade: Ter a capacidade de assumir a responsabilidade por todas as coisas que acontecem em sua vida, incluindo o sucesso e o fracasso, os erros e acertos. Você é o único responsável pelas experiencias que vive e somente você poderá mudar qualquer coisa em sua vida. Somos o começo e o fim de tudo o que experimentamos.

 2.       Percepção das emoções: Reconhecer as emoções humanas, tanto as próprias quanto das pessoas ao redor, é perceber quando elas surgem e identificar a “mensagem” que trazem. A partir disso, buscar uma maneira de satisfazê-la de forma consciente, sem deixar que elas controlem suas ações.  

 3.       Gerenciamento das Emoções: Gerencias as emoções é tão importante como reconhecer cada uma delas. Gerenciar significa se conscientizar da sua reação –  resposta emocional – diante de cada emoção e adequá-las, percebendo o que precisa ser modificado para gerar resultados positivos.

 4.       Foco: Tudo aquilo que focamos expande. Por isso focar nos aspectos positivos das pessoas e situações gera resultados positivos. Mas se focarmos nos aspectos negativos, certamente, teremos resultados negativos. O seu foco determina o seu resultado e é sua responsabilidade administrar seu foco.

 5.       Ação: Agir é a única maneira de enfrentar os medos, superar a tristeza, digerir a raiva e encontrar a alegria e o amor. Nenhuma teoria funciona sem ação. A ação é o movimento., o que gera resultado. Ter coragem para agir, mesmo com medo, é o que faz as pessoas realizarem sonhos.

Quer saber mais?

Entre em contato comigo.

Nome Completo *

E-mail *

Telefone para contato*

Como encontrou nosso site?*

Mensagem

Dados para contato:
Rua Padre Anchieta, 2540 – Sala 1115, Champagnat – Curitiba/PR
41. 9.9207-9660 | 41. 3524-9660
biancacoach@biancacaselato.com.br